Sistema de coleta de dados de público de museus

O Sistema de coleta de dados de público de museus do OIM visa atender à necessidade dos museus de disporem de ferramentas para conhecer os seus visitantes. Seu objetivo da iniciativa é duplo: tanto fomentar a realização de estudos de público dos museus ibero-americanos, quanto representar um primeiro passo para o estabelecimento de metodologia e conceitos comuns. Com o sistema, busca-se compartilhar dados, resultados, e tornar possível, no futuro, a execução de uma análise comparativa em níveis nacional e internacional, para que se conheça o perfil dos visitantes de museus no contexto ibero-americano.

O projeto parte do escopo de um questionário básico, aprovado por todos os membros do Comitê Assessor do OIM, o que garante o maior consenso possível entre os diferentes países quanto ao uso desta ferramenta. O questionário coleta dados básicos do público relativos às suas características sócio-demográficas, motivações e expectativas da visita, frequência e companhia. A partir deste material, também foi desenvolvido um manual de aplicação dirigido à adequada coleta e exploração dos dados.

O desenvolvimento do manual e o design do sistema foram realizados pela Dra. Eloísa Pérez Santos, da Universidade Complutense de Madri (Espanha). No manual, publicado on-line neste link, ambos são apresentados e explicados, em detalhes, sobre sua utilização e todo o material necessário para a realização do estudo de público proposto para todos os museus que desejarem.

Este material é composto, além do questionário, de duas matrizes de dados: um para codificação e análise do material coletado e outra para o registro das diversas instituições, a fim de poder realizar, também, a análise comparada entre museus, regiões, países ou em nível internacional. Este material adicional está disponível a todas as instituições que o solicitarem previamente ao Programa Ibermuseus ou diretamente ao OIM.

O Sistema de coleta de dados de públicos de museus do OIM representa, portanto, uma ferramenta à disposição de todos os museus ibero-americanos para realizarem seus estudos de público, conhecer o perfil básico sócio-demográfico de seus visitantes e, com isso, ser capaz de orientar-se da forma mais adequada possível à sociedade em que essas instituições estão inseridas.

Como solicitar o material de download do Sistema de coleta de dados de públicos de museus do OIM?

A publicação on-line do Sistema de coleta de dados de públicos de museus do OIM, disponível em espanhol e português, acompanha os seguintes documentos eletrônicos para a elaboração de estudos de públicos nos museus que o solicitarem:

• QUESTIONÁRIO PARA VISITANTES, disponível em espanhol, português  e inglês (WORD)
  • REGISTRO DE CONTROLE DA COLETA DE DADOS (Word)
  • REGISTRO DE RECUSAS A PARTICIPAR DO ESTUDO (Word)
  • REGISTRO DOS RESULTADOS DE PÚBLICO DO OIM (Excel)
  • SISTEMA DE CODIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DO QUESTIONÁRIO DO OIM (Excel)

Todas as instituições museológicas ibero-americanas podem solicitar este material por meio do portal Ibermuseus, preenchendo o formulário localizado neste link.

O pré-requisito para a utilização dos documentos é inserir os nomes do Programa Ibermuseus e do Observatório Ibero-Americano de Museus em todos os materiais, relatórios e publicações gerados a partir do Sistema de coleta de dados de museus públicos da OIM, bem como em quaisquer aplicações (públicas ou privadas) com referência ao sistema. Além disso, ao final da pesquisa será solicitada a colaboração da instituição museal, para que forneça os dados obtidos ao OIM.

Para mais esclarecimentos, contate o OIM por e-mail.