Panorama nacional dos museus na Ibero-América

Colombia-oro

Com o objetivo de apresentar uma primeira aproximação com a realidade dos museus na Ibero-América, em 2013 foi realizada uma pesquisa que reuniu os dados básicos das mais de 9.000 instituições que formam o setor. O estudo prestou atenção especial aos órgãos, recursos e iniciativas oficiais dedicados a reunir informações e à gestão de museus no âmbito ibero-americano, cuja consulta se encontrava disponível na rede.

Este projeto viria a desenvolver de maneira direta a primeira linha de ação refletida no Documento de constituição do OIM, dedicada à identificação, categorização e sistematização das diversas iniciativas de produção de informação relativas ao âmbito de museus, para sua posterior análise comparativa posterior.

Os pontos de estudo foram sistematizados em uma ficha que, depois de ser elaborada, foi enviada para os representantes de cada um dos 22 países ibero-americanos para verificação e, caso fosse considerado oportuno, ampliação de seu conteúdo. As informações refletidas na pesquisa desenvolviam os seguintes campos:

• Institucionalidade
  • Definição de museu
  • Política nacional de museus
  • Número de museus oficialmente registrados no censo
  • Distribuição de museus por titularidade
  • Recursos de informações gerais de museus na internet

Assim, a partir dos dados recolhidos sobre cada um dos países, foi realizado um relatório comparativo que foi editado e colocado à disposição de toda a comunidade de museus através deste portal.

A publicação resultante do estudo constitui uma ferramenta de primeira ordem para o conhecimento do estado da questão e, consequentemente, supõe um elemento básico para o delineamento dos projetos e políticas que melhor se adaptem às necessidades de implementação dos museus ibero-americanos.

A fim de atualizar os dados essenciais do Panorama dos museus na Ibero-América, e fornecer uma síntese sobre a realidade do setor na região, em 2017 foi realizada uma revisão dos conteúdos da publicação e disponibilizada em linha através das seguientes ligações: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador, El Salvador, Espanha; Honduras; México; Panamá; Paraguai; Perú; Portugal; República Dominicana; Uruguai; Venezuela.

Imagen: MUSEO DEL ORO DEL BANCO DE LA REPÚBLICA, Bogotá, Colômbia.